Muitos centros de Umbanda tem suas
atividades litúrgicas limitadas no período do carnaval e quaresma
conforme orientações baseadas em aspectos históricos fundamentados na repressão
ou em aspectos astrológicos porque o período da quaresma coincide fenômenos que
mantém nosso planeta mais distante do sol, nossa fonte de energia primaz. Portanto,
mais distante da luz cósmica. Outra vertente crê que não há ligação direta
entre a práxis de Umbanda e o calendário católico.
A dúvida sobre o funcionamento dos terreiros
Umbandistas durante o carnaval e quaresma, vem da época que
os orixás eram proibidos de serem cultuados e deveriam ser sincretizados
com os santos católicos.
Como o período da quaresma corresponde a uma
época de reclusão e reflexão dentro da igreja católica, muitos terreiros de
umbanda e candomblé ficavam em uma posição delicada junto a comunidade
católica e fechavam as portas para não ter problemas com as autoridades locais
e com as pessoas em geral, quando poderiam ser acusados de desrespeitosos com a
religião católica.
As pessoas consideravam que as casas de santo
não deveriam bater tambores ou praticar qualquer ritual na quaresma, a
exemplo da igreja católica que deixa suas imagens cobertas por mantos de
cor roxa em sinal de respeito, onde os cristãos se recolhem em oração e
penitência para preparar o espírito para a acolhida do Cristo Vivo.
Mas devemos lembrar que estes são rituais católicos
e não pertencem a religião umbandista. A quaresma para nós vai
marcar apenas o final do ano litúrgico na Umbanda, com a chegada da semana
santa e da páscoa.
Consideramos que os templos Umbandistas não
precisam parar suas atividades durante a quaresma e podem funcionar
normalmente, pois não estão ligadas aos dogmas da igreja católica que
determinem que não possam fazer atendimento espiritual nessa ocasião.
A Cabana de Pai José – Seareiros de Ogum mantém sua
ação caritativa com a linha de Yorimá – os nossos Pretos Velhos e com os guardiões:
Exú e Pomba-gira na quaresma.
As orientações provindas da matriz africanista nos
remete a teologicamente a qualificar comparativamente a quaresma como o Lorogun, lórogún ou olorogum é uma cerimônia ritual
que paralisa a maiorias das atividades nos terreiros de Umbanda,
estimulando o povo de santo e adeptos da umbanda ao descanso
coletivo, marcado o final do ano litúrgico.
O Olorogun acontece propositadamente
no período da quaresma católica, logo depois do carnaval,
terminando justamente no sábado de aleluia, onde começa o início do ano
litúrgico (Ano Novo) para os frequentadores das casas de santo.
O encerramento do ano litúrgico acontece durante os
quarenta dias que antecedem a Páscoa no catolicismo, com o Olorogun,
em homenagem a Oxalá.
texto extraido e adaptado de http://www.raizesespirituais.com.br/carnaval-quaresma-e-umbanda/
texto extraido e adaptado de http://www.raizesespirituais.com.br/carnaval-quaresma-e-umbanda/
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