PONTO ESTILIZADO DO TEMPLO

PONTO ESTILIZADO DO TEMPLO

sábado, 10 de março de 2012

QUARESMA - TEMPO DE ORAÇÃO













A data da quaresma não é fixa e todos os anos varia, isso ocorre por ela ser calculada através do calendário solar e lunar. Esse cálculo funciona da seguinte maneira:
  • O primeiro sábado, após a primeira lua cheia, após o primeiro equinócio do ano, é o sábado de aleluia. Vale ressaltar que o primeiro equinócio do ano é no dia 21 de março, data em que também ocorre a mudança de estação (de verão para outono).
  • O equinócio é uma fase onde o sol ilumina a terra com a mesma intensidade nos dois hemisférios, neste momento o dia e a noite tem a mesma duração. O sábado de aleluia é o inicio do ano na Umbanda, e 42 dias antes é o sábado de carnaval, que marca o início da quaresma.
Apesar de muitos acreditarem o contrário, a quaresma não possui relação com a igreja católica e sim com a umbanda e outras religiões consideradas de origem “pagã”, pois está diretamente relacionada à natureza (o sol e a lua). O inicio do ano na umbanda é um momento único, onde o sol ilumina a terra por igual, e a lua nos da o seu axé com todo o seu brilho e esplendor.

A quaresma é o período em que os orixás ficam na Aruanda com o objetivo de se purificarem e limparem das impurezas acumuladas durante o ano. Fazendo uma analogia mais simples, é como se fosse o período de férias deles, o que de férias nada tem, pois é o período de reclusão das energias para o ressurgimento da Páscoa. A necessidade dos Orixás se limparem ocorre porque durante o ano todo, eles ficam próximos a nós, oferecendo toda sua ajuda, proteção e nos purificando. Como toda nossa energia “suja” fica acumulada com os orixás, a quaresma é o período em que eles precisam extrair do seio energético as mazelas do plano terrestre, eles retornam então ao reino virginal, a pátria astral.

Os Orixás e as Entidades que sobem para a Aruanda são os matrizes das SETE LINHAS DE UMBANDA, assim como os caboclos e os falangeiros destas Linhas.

· Durante a quaresma a Terra fica entregue a Exu e Almas (Preto Velho), e também a Eguns e Xereres. Por não haver ninguém cuidando dos Exus, eles ficam livres, junto com eguns e xererés. É por este motivo que o período da quaresma, é considerado um período perigoso onde devemos tomar muito cuidado. As santas almas são entidades que trabalham com energias positivas, com a caridade e com o bem, os Exus com as energias negativas, com o ódio das pessoas, com a maldade que existe dentro delas, e a presença dos dois durante a quaresma é fundamental para manter o equilíbrio.

Os Orixás sobem para a aruanda no sábado de carnaval e só retornam para a Terra na sexta-feira santa para o sábado de aleluia. Na sexta feira santa já descem para a Terra Oxóssi, beijada e boiadeiro, e os demais Orixás descem no sábado de aleluia. A sexta-feira santa é também uma data muito importante, pois é a única data do ano onde se pode fazer o AMACÍ, e nesta data também são amacerisados os filhos da casa para que estes possam receber os Orixás de corpo limpo.

O amací é um preparado de ervas e bebidas. As ervas são colhidas na sexta-feira santa antes do nascer do sol que através de um ritual elas são trituradas, misturadas às bebidas e, principalmente, rezadas. O amací é usado em banhos para limpeza da matéria, para limpeza de guias onde estas a partir desse momento passam a ter valor para os Orixás, entre outras utilidades.

No sábado de aleluia, é feita a primeira sessão do ano e é a mais importante, pois estaremos recebendo os orixás, nesta sessão é tocado para saudar todos os santos a fim de derramarem o seu axé sobre nós. Na sessão de sábado de aleluia também é feita uma gira para exu com o objetivo de agradecê-los por terem nos protegido e nos guardado durante o período da quaresma.

texto adaptado do extraído da RBU

Nenhum comentário:

Postar um comentário