“Umbanda é o grande e verdadeiro culto que os espíritos humanos encarnados, na Terra, prestam a Obatalá, por intermédio dos Orixás. Desse culto participam os espíritos elementais e os espíritos humanos desencarnados.” “Na sua essência e na sua finalidade, a Umbanda é idêntica a todas as religiões do passado e do presente.” “Em resumo, a Umbanda é a Caridade. Nada mais.” Altair Pinto (Dicionário da Umbanda, Rio de Janeiro: Ed. ECO, 1971. pp. 195-197)
PONTO ESTILIZADO DO TEMPLO
sábado, 27 de agosto de 2011
O EVANGELHO É A LEI DO COSMO - POR RAMATIS/HERCÍLIO MAES
segunda-feira, 22 de agosto de 2011
AOS MÉDIUNS DE UMBANDA
Transcritor: Mãe Luzia Nascimento
Local: Centro Espiritualista Luz de Aruanda
domingo, 14 de agosto de 2011
INVOCAÇÃO AOS ANJOS DE CURA
Salve Anjos da Arte de Curar !
Vinde em nosso auxílio,
derramai vossa vida e saúde
sobre as pessoas cujos nomes serão lidos (ou falados).
...... ...... ...... ...... ...... ...... ...... ...... ...... ...... ...... ...... ...... ......
Que cada célula se encha de novo de força vital,
que o sentir atormentado se acalme dando repouso aos nervos.
Que uma onda crescente de vida invada todos os veículos da consciência, para que vosso poder de cura restabeleça a alma e o corpo.
Deixai junto aos enfermos um Anjo que vele, conforte e proteja até que volte a saúde nas condições em que é feita a vontade de Deus nosso Pai !
Que o Poder do Senhor mantenha longe todo o mal, acelere a volta da força material e espiritual !
Salve Anjos da Arte de Curar !
Vinde em nosso auxílio,
afastai de nós vibrações negativas,
em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.
sábado, 13 de agosto de 2011
DEUS, OBRIGADO PELA UMBANDA!!!!!
Obrigado, meu Deus,
pela fé que me sustenta,
Pelos amigos que fiz
E continuo fazendo.
Obrigado, meu Deus,
Pelas bençãos de Ogum,
Pela proteção de Iemanjá,
pelo amor de Oxum.
Obrigado, meu Deus,
Pela força de Iansã,
Pela retidão de Xangô,
Pelo colo de Nanã.
Obrigado, meu Deus,
Pelo equilíbrio de Oxosse,
Pelas curas de Omulu,
pelas cores de Oxumarê.
Obrigado, meu Deus,
Pelas folhas de Ossãe,
Pelas Crianças que enchem
de alegria nossos Terreiros,
Pela amizade dos Boiadeiros.
Obrigado meu Deus,
Pela humildade dos Pretos-Velhos,
Pelas Almas Santas e Benditas,
Pela cumplicidade de Exu e Pomba Gira.
Deus, Obrigado pela Umbanda!
YEMANJÁ & OBALUAYÊ -CORRENTE DA SAÚDE PSIQUICA E FÍSICA
15 DE AGOSTO - DIA DE YEMANJÁ, PRINCESA DAS ÁGUAS E RAINHA DO MAR, MÃE DE TODAS AS CABEÇAS, ORIXÁ DA SAÚDE MENTAL E EMOCIONAL. EM NOSSA SAGRADA UMBANDA. NO SINCRETISMO ESTE ORIXÁ É VINCULADO A N. S. DA GLÓRIA, N S. DESATADORA DE NÓS, N. S. DA CONCEIÇÃO, N. S. DOS NAVEGANTES E A N. S. DAS CABEÇAS.
16 DE AGOSTO É DIA CONSAGRADO A OBALUAYÊ, ORIXÁ DAS DOENÇAS FÍSICAS, SENHOR DA TERRA. NO SINCRETISMO ELE É VINCULADO A SÃO ROQUE, SÃO LÁZARO, SÃO CIPRIANO, SÃO BENTO E SÃO BRÁS.
EM HOMENAGEM A NANÃ, YEMANJÁ E A OBALUAYÊ, A CABANA DE PAI JOSÉ IRÁ REALIZAR CULTO FESTIVO NO SÁBADO DIA 20 DE AGOSTO, ONDE PODEREMOS ATRAVÉS DE NOSSOS CÂNTICOS, PRECES, FLORES, FRUTOS AGRADECER AS IRRADIAÇÕES BENÉFICAS QUE EMANAM DESTES TRONOS DIVINOS.
OS IRMÃOS NECESSITADOS DE CARIDADE ESPIRITUAL PODERÃO, COM HUMILDADE E RESIGNAÇÃO, SUPLICAR AS FORÇAS NATURAIS REPRESENTADAS PELAS IMAGENS QUE COMPÕEM O CONGÁ DE NOSSA CASA, AMPARO DIVINO AS SUAS ASPIRAÇÕES NOS CAMPOS DA SAÚDE MENTAL, EMOCIONAL, NEUROLÓGICA E CORPORAL.
NESTE MESMO DIA, OUTRO ORIXÁ SERÁ TAMBÉM CULTUADO E FESTEJADO, NANÃ, CUJA IMPORTÂNCIA NÃO É MENOR. NANÃ BURUQUÊ É SINCRETIZADA COM SANT'ANNA, MÃE DE MARIA. SUA DATA FESTIVA FOI 26 DE JULHO.
SALUBA NANÃ!
ATOTÔ OBALUAYÊ!
ODÔ FÉ IABÁ YEMANJÁ!
CONTAMOS COM SUA PRESENÇA.
JORGE RICARDO - DIRETOR DE CULTO
sexta-feira, 12 de agosto de 2011
SOMOS UM TERREIRO DE UMBANDA. SIMPLESMENTE UMBANDA
Não importa qual ritualística cada Terreiro de Umbanda siga. Não importa se "escrevem" Oxoce, Oxossi ou Oxosse. Não importa se consideram Nanã Orixá dono de "Ori" (coroa) ou não. Não importa se consideram mais Orixás ou menos Orixás... O que realmente deve importar quando se procura um Terreiro de Umbanda não é o Terreiro (se é bonito, feio, pobre, rico, etc), mas sim A UMBANDA! É claro, que o cuidado com que a obra física é tratada nos fala dos dirigentes e médiuns do terreiro, mas não nos fala de Caridade. O quanto de Caridade o terreiro pratica. Só indo e assistindo as sessões, as giras, observando como se trabalha, a disciplina, os objetivos, o amor. Não cobrando por absolutamente NADA. Não fazendo "trabalhinhos" de amarração, ou para trazer a "pessoa amada" de volta em "x" dias. Fazendo um trabalho constante de amor e fraternidade espiritual e material/social.
A Umbanda é uma religião absolutamente aberta que tem inúmeras diferenças de interpretação, que variam de região para região assim como de terreiro para terreiro. É com a ritualística que nos idenficamos ou não num primeiro momento, mas devemos lançar um olhar mais profundo e examinarmos melhor os objetivos da Casa. Se tem atabaques, se tem palmas, como é a abertura, o desenrolar da gira, a que a gira se destina. O "como" pode variar e varia muito. E é com o "como" que nos identificamos ou não. Mas isto não nos fala de Caridade também. Para um Terreiro poder se dizer de Umbanda, lá deve haver amor, compromisso com o próximo, caridade descompromissada, um trabalho constante de solidariedade, disciplina, respeito e estudo.
Existem inúmeros sites e livros que falam da "origem" da Umbanda. Uns falam que começou com Zélio de Moraes e o Caboclo das 7 Encruzilhadas, outros falam que veio da África, outros falam que começou na Atlântida... outros... Agora, cá entre nós... isto é realmente importante? Ou simplesmente, em alguns casos, puro preconceito ou vaidade? Por que sublinhei "em alguns casos"? Porque existem muitas pessoas honestas nos mais variados segmentos da Umbanda. Nas mais diversas "origens"... O importante é compreender que esta é a verdade de cada um e como tal deve ser respeitada.
Mas existem algumas coisas que em absoluto nós não podemos aceitar e muito menos respeitar... é que se cobre por qualquer coisa, não podemos aceitar trabalhos sob encomenda pagos... Não podemos aceitar a falta de compromisso com o Bem, não podemos aceitar que se coloquem como a única "salvação" para aquela alma, que se não realizar um "despacho" ali no seu terreiro, a vida não irá prá frente. Isto não é Umbanda!
No que acreditamos como origem da Umbanda? Como forma de culto oficial, que tenha começado com Zélio de Moraes. Mas como força? Desde que o mundo é mundo... já que a Umbanda é uma religião naturista, ou seja, cultua e tem como sua base a natureza. Quanto a Origem Africanista? Sim é claro que acreditamos nela, é só observar os vocábulos... os próprios nomes dos Orixás (a própria palavra Orixá).
Não nos propomos a sermos os "donos da verdade". Desejamos apenas divulgar a UMBANDA e não a nós mesmos. Desejamos apenas, através deste site, informar as pessoas que existe mais um terreiro de Umbanda, que pratica a caridade pela caridade. Um cantinho onde podemos encontrar os bons conselhos de um Preto Velho, as orientações enérgicas de um Caboclo, e as "dicas" de vida material dos Exus. Mas cada terreiro também tem a sua própria raiz, a sua própria história, e é isto que pretendemos mostrar um pouco aqui... a Nossa Raiz, a Nossa História.
SARAVÁ UMBANDA!!!
Mãe Iassan Ayporê Pery
Sacerdotisa de Umbanda